Campinas Virtual - Portal de negócios, serviços, Internet, lazer, gastronomia, arte, diversão, cultura de Campinas e região.


Valério Design - Soluções em web e mídia impressa

Significado dos Emblemas dos automóveis

Conheça o Significado dos Emblemas dos automóveis

Saiba [+]

 


Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player


Anuncie no site
Fale conosco

Ford Maverick

No ano de 1969 chegava ao mercado dos Estados Unidos o Ford Maverick. O carro se baseava nos modelos Falcon, Fairlane e Mustang, porém com melhor dirigibilidade e comportamento dinâmico - era considerado a versão familiar do Mustang.

O modelo chegou ao mercado com um motor usado no Ford Falcon, um seis cilindros em linha Thriftpower Six, com comandos de válvulas no bloco, válvular no cabeçote e duas opções de cilindrada: um com 2,8 litros de 82cv, o outro com 3,3 litros e 91cv de potência.

Um outro modelo foi lançado em 1970, com motor mais potente de 4,1 litros e 98 cv, o carro tinha dois tipos de câmbio, manual e automático de três marchas, freios a disco e ar condicionado como opçionais. Em 1971 a Ford lança outro modelo com o famoso motor canadense 302 V8 de 4,9 litros com 143 cv de potência.

No ano de 1973 é lançado no mercado brasileiro o Ford Maverick, o modelo chegava para competir com outro nacional, o Chevrolet Opala. O carro foi escolhido por questões práticas - o carro eleito através de pesquisa no Brasil era o europeu Ford Taurus (carro mais moderno e bonito) que exigiria grandes investimentos para o desenvolvimento de um novo motor.

Praticamente igual ao modelo dos Estados Unidos de 1970, possuia três versões: Super, Super Luxo e o esportivo GT. Para as duas primeiras eram usados um motor de 6 cilindros de 3.0 litros, de 112 cavalos de potência já usado no Aero Willys. Porém esses números eram insuficientes para um carro pesado de 1.340 quilos e meses depois chegava a linha GT - que contava com um poderoso motor V8 canadense (país onde era produzido o propulsor) que logo ficou famoso - para brigar de igual para igual com o Dodge CHarger V8 de 5,2 litros e o Opala SS de seis cilindros em linha de 4,1 litros.

O modelo esportivo, e melhor equipado, atingia a velocidade máxima de 180 km/h fazendo de 0 a 100 em 11 segundos. Apesar do bom rendimento do motor o carro tinha vários problemas como freios ineficientes, alto consumo de combustível e superaquecimento do motor, somente esse último foi resolvido pela Ford com o tempo. O modelo teve sua linha de montagem interrompida em Abril de 1979 com mais de 108 mil unidades fabricadas, no lugar a Ford do Brasil iniciou a produção do Corcel II.

Abaixo uma seleção de imagens encontro no Galleria no dia 31/05/2009.

Clique nas imagens abaixo para ampliá-las.

Aviso: Dependendo da velocidade da conexão é necessário aguardar alguns segundos para que o efeito carrege totalmente (ver escala no canto inferior esquerdo)

Ford Maverick Ford Maverick Ford MaverickFord MaverickFord Maverick Ford MaverickFord MaverickFord Maverick Ford MaverickFord MaverickFord Maverick Ford Maverick Ford Maverick Ford Maverick Ford Maverick Ford Maverick Ford Maverick Ford Maverick Ford Maverick Ford Maverick Ford Maverick Ford Maverick Ford Maverick Ford Maverick Ford Maverick Ford Maverick Ford Maverick Ford MaverickFord MaverickFord Maverick Ford Maverick Ford Maverick Ford Maverick Ford Maverick Ford Maverick Ford MaverickFord MaverickFord Maverick Ford Maverick Ford Maverick Ford Maverick Ford Maverick Ford Maverick Ford Maverick Ford Maverick

 

Aguarde, em breve mais fotos e informações.
Obrigado por sua visita, volte sempre!

< voltar

 

Site em Constante atualização.

Aguarde, em breve mais conteúdo.